terça-feira, 22 de abril de 2014

O NOME DE DEUS


Texto Bíblico:
2 Pedro 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.


INTRODUÇÃO:

Hoje vivemos os últimos dias da humanidade na face da terra, conforme a palavra de Deus nos revela. E como se aproxima o fim, cada vez mais seremos tentados a abandonar a nossa fé. Hoje cresce a cada dia, as mais diversas heresias contra a Pessoa do Senhor Jesus, cumprindo a profecia acima citada. Mas nós devemos dizer como o Apostolo Paulo ao fim da nossa carreira: "guardei a fé". 2Tm 4:7.
O que esses falsos doutores tentam negar? Eles negam o nascimento virginal do Senhor Jesus, a divindade, a vida sem pecado, a obra expiatória por nós, a ressurreição e a autoridade do nome do Senhor Jesus como sendo o nome de Deus.
O nosso propósito neste estudo é esclarecer, revelar e refutar através da palavra de Deus, estes enganos.
Iremos nos ater numa dessas heresias que é a negação do nome de Jesus como sendo o nome de Deus revelado aos homens pelo próprio Deus, Pelo qual somos salvos. Devemos fazer como o Apostolo Paulo; e dizer "que fomos postos por defesa do Evangelho" (Fp 1:16).

I - O NOME DE DEUS NO PASSADO

O nome de Deus foi revelado pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 2:4, na língua hebraica que é escrito assim: יהוה, que é conhecido como o tetragrama, que é traduzido para nossa língua como as quatro consoantes YHWH ou YHVH e hoje algumas versões da Bíblia traduz o hebraico יהוה (YHWH) por JEOVÁ. Mas será realmente este nome a tradução correta da pronúncia do nome de Deus, pelo tetragrama? Vejamos:

Como os Israelitas pronunciavam o Tetragrama

A língua hebraica quando escrita, não usa vogais, por tanto quando os antigos profetas escreveram a Palavra de Deus eles usavam somente as consoantes, e ao falar eram acrescentadas as vogais, da mesma forma como nós também abreviamos algumas palavras tais como: IBGE, BR e outras, mas quando lemos estas abreviações, colocamos as vogais nos seus devidos lugares, pois sabemos o significado dessas abreviaturas (IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; BR - BRASIL), da mesma forma os Israelitas ao depararem com tetragrama (YHWH) eles pronunciavam corretamente o nome de Deus.

Quando os Israelitas depararam com o quarto mandamento de Deus que diz: "Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" o qual fazia parte dos dez mandamentos, então por causa do temor ao mandamento, houve uma grande mudança, eles não mais pronunciavam o nome de Deus quando se deparavam com o tetragrama, por zelo de não correr o risco de profanar o nome Divino. Quando tinham que pronunciar o nome de Deus em voz alta, eles usavam a palavra hebraica: adown aw-done (adonay) que quer dizer "SENHOR".
Com o passar do tempo se perdeu a pronúncia do nome, pois como os Israelitas passaram 70 anos em cativeiro na Babilônia à língua hebraica deixou de ser usada, pois toda aquela geração já havia praticamente se sucumbido e a nova geração de Israelitas nascidos na Babilônia, passaram a usar na conversação diária o aramaico, línguas dos caldeus (Babilônica), seus opressores. De modo que se perdeu a pronuncia original do nome de Deus (YHWH).

Como surgiu então a pronuncia JEOVÁ

Por volta do Século VI os eruditos judaicos denominados os “Massoretas”, se reuniram, e acharam por bem que o tetragrama não podia ficar sem pronuncia. Resolveram então inserir as vogais de "Adonay" ao tetragrama YHWH. Assim surgiu a pronuncia "JEOVÁ" para o nome de Deus, o qual foi inserido em algumas traduções da Bíblia, em nossa língua portuguesa.

Os propósitos de Deus

Diante disso percebemos que a pronuncia "JEOVÁ", não expressa o verdadeiro nome de Deus. Sabemos que Deus é soberano e que nenhum dos seus propósitos se perdem (Atos 4:28; Efésios 1:11), sendo assim quando Deus na sua palavra não permite a revelação de algo é por que ele tem algo mais sublime para nos revelar. Assim devemos ter o discernimento espiritual para compreender as revelações de Deus e sua vontade (Jo 14:26).

II - CONHECENDO O NOME DE DEUS

Antes de iniciarmos devemos definir o que a Bíblia diz a respeito do nome de Deus no VT:

1-       Ao nome de Deus é devido à honra Ml 2:2
2-       O nome de Deus será grande na terra Ml 1:11
3-       O nome de Deus e digno de louvor Is 24:15; Sl 113:1; Sl 135:1
4-       Pelo nome de Deus é que devemos ser chamados 2Cr 7:14; Dn 9:19; Is 43:7
5-       O nome de Deus seria engrandecido Jr 10:6; Mq 5:4; 2Sm 7:26
6-       Nós devemos conhecer o nome de Deus Is 52:6,
7-       Todo aquele que invocar o nome de Deus será Salvo Joel 2:32
8-       O nome de Deus deve ser santificado Is 29:23,
9-       O nome de Deus deve ser temido Ml 2:5; 4:2

Diante dessas profecias a respeito do nome de Deus vemos que o SENHOR tinha, e tem algo a revelar sobre o seu nome dentro do plano de salvação, assim então no NT (Novo Testamento), do livro de Mateus a Apocalipse, são reveladas todas estas profecias, as quais se cumpriram. Então é no NT que se descobre as verdades a respeito do nome de Deus, pois a Bíblia é a autoridade máxima sobre a sua própria interpretação (a Bíblia interpreta a própria Bíblia).

A respeito do nome Jeová no novo testamento

Os falsos doutores, que introduzem encobertamente heresias de perdição dizem que nosso Salvador orou ao nome e ensinou o nome Jeová aos judeus de sua época. Jesus nos escritos Bíblicos não usou tal nome, nunca pregou sobre sua importância, mas ao invés disso dirigia-se a Deus como "PAI" (Mt 5:16,45,48; 6:1,4,6,8,9,14,15,18,26,32,48). O nome Jeová naquela época já tinha perdido a sua pronuncia corriqueira como aprendemos anteriormente. Querendo eles, dizer que Jesus veio fazer conhecido o nome de Deus (Jeová), eles tentam desviar a atenção dos incautos da obra redentora de Cristo, a qual nos garante vida eterna.
A expressão, "conhecer o nome de Deus" não significa que a pessoa tem de ficar falando o nome Jeová (mesmo porque este não é o verdadeiro nome). As Escrituras demonstram que "conhecer o nome de Deus é conhecer o próprio Deus.
Os defensores da pronuncia Jeová, sabem que não estão pronunciando a verdadeira tradução do nome (como fazer conhecido aquilo que não sabem).
No sentido de Fazer conhecido o nome de alguém era muitas vezes ter fama. Por exemplo, os construtores da Torre de Babel, queriam ter um nome, o que eles queriam mesmo era terem fama, serem conhecidos! Gênesis 11:4.
A Bíblia diz que Deus adquiriu nome quando mostrou seu poder libertando os filhos de Israel do Egito, Êxodo 9:16, Isaías 63:14, Daniel 9:15. Na verdade o que Deus adquiriu foi fama e reconhecimento pelas nações circunvizinhas após ter demonstrado seus sinais e maravilhas na terra dos faraós, Josué 2:9,10. Sim, conhecer o nome de Deus é conhecer sua própria pessoa.
De que maneira então Jesus fez conhecido o nome de Deus? Foi simplesmente por revelar o próprio Deus ao povo João 1:18; 14:7 através da sua própria pessoa (caráter) que é Deus, João 14:8,9. E isto fica bem mais claro quando lemos que Ele iria fazer o nome de Deus mais conhecido ainda, João 17:26; como? Através da Igreja que iria divulgá-lo por todo o mundo Lucas 24:47, Atos 1:8; 8:5,12; 9:15. Fica evidente então que esse versículo não teria sentido se apenas o tetragrama ou a pronuncia Jeová estivesse envolvidos.

Santificado seja o teu Nome

Quando o Senhor Jesus ensinou os seus discípulos a orar, o que ele queria expressar quando disse santificado seja o teu nome? Ao contrario do que ensinam os falsos mestres, santificar o nome de Deus não é pronunciar o nome de Jeová em oração ou colocá-los em nossas Bíblias. Mesmo porque se assim fosse o propósito de Jesus, ele teria iniciado a oração assim: "Jeová nosso Pai santificado seja o teu nome", mas não o fez assim, porque não era esse o propósito. Para entendermos a questão, precisamos saber de antemão, o que é profanar e desprezar o nome de Deus. Será que é deixar de usar a pronuncia "Jeová" como eles afirmam? Claro que não!
Profanar o nome de Deus é pecar contra Ele, quebrar suas leis. Quando lemos Malaquias capitulo primeiro, verificamos que os sacerdotes quebravam as leis dadas por Ele, e desta maneira pecavam contra Ele, por conseguinte estavam profanando o seu nome. Vejamos:

“... diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. Mas vos perguntais: Em que desprezamos nós o teu nome?" Então Deus responde: "Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado?" (Malaquias 1:6,7).
Santificar o nome de Deus é apenas obedecê-lo, obedecer a sua pessoa sem precisar usar a pronuncia "Jeová" (mesmo porque essa não é a pronuncia correta do Seu nome).

O que é glorificar o nome de Deus?

No AT quando Deus manifestava os seus sinais e maravilhas, na verdade Ele estava:

·         Criando um nome para si, Isaías 63:14
·         Fazendo conhecido o seu nome, Êxodo 9:16
·         Glorificando o seu nome, Êxodo 14:4
No NT, o Senhor Jesus era o próprio poder de Deus em ação, João 10:30,37,38. Sempre que o Senhor Jesus curava, libertava ou ajudava alguém, Ele estava na verdade, demonstrando este poder. ( Lucas 5:26 - Marcos 1:27,28)
As obras Dele, era as obras de Deus, Atos 2:2-10:38, conhecer a Ele, era conhecer o próprio Pai, João 14:9. Desta maneira, Jesus, fez o nome de Deus conhecido, João 17:26, assim o nome de Deus era Glorificado João 13:31,32 e João 17:1,4 confirma deveras este fato.
Por outro lado, glorificar a Jesus era glorificar o nome de Deus, pois Ele também é Deus João 1:1.

III - O NOME DE DEUS REVELADO AOS HOMENS

O nome maravilhoso

Diante dos fatos esclarecedores acima descritos, estamos prontos para conhecermos o nome que Deus revelou para o seu povo adquirido 1Pe 2:9, o nome que nos traz a paz, conselheiro, maravilhoso, Pai da eternidade, Deus forte Is 9:6.

Um nome que revela todo caráter de Deus, a pessoa completa do nosso Pai celeste. Em fim um nome singular na Historia!

Que Nome o NT nos revela?

Os evangelhos nos mostram que as profecias do VT (Velho Testamento) se cumprem em Jesus Cristo.
Isaias 7:14 se cumpriu e é relatado em Mateus 1:20-23, onde o anjo revela que o nome de JESUS seria, a expressão da pessoa do Pai (Deus conosco).

O próprio nome de Jesus que vem do Grego: (Iesous) que é de origem de uma palavra hebraica composta (Yehowshua) procedente da união de duas palavras hebraicas que é o יהוה YHWH (Tetragrama) e יָשַׁע yasha (Salvação), onde o nome de Jesus significa "Jeová é Salvação", (usando a forma incorreta de traduzir YHWH por Jeová). Observe que no nome do Senhor Jesus no original Hebraico, contem o nome eterno de Deus veja:


  YEHOWSHUA
  Y  H   W  H
     



Concluímos então que o nome "Jesus" é o nome de Deus revelado aos homens, pois enquanto os homens escolheram por vontade própria usar as vogais de Adonay e inserir no tetragrama. Vemos pela própria palavra de Deus que a vontade de Deus não era esta, mas ele pelo seu próprio desígnio uniu o nome YHWH (?) a palavra yasha (salvação) que corresponde a sua obra eterna em prol do homem pecador, e nos revelou o seu nome agora pronunciável que é "JESUS", e deixou revelado na sua palavra que, a este nome; "no céu e na terra e debaixo da terra todo joelho se dobrará e toda boca confessará (pronunciará) que Jesus é Senhor para Gloria de Deus Pai" (Fp 2:10,11). Será que não é uma correspondência profética a Isaias 45:23 quando diz Deus: "Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua".

Então se queremos dar honra ao nome de Deus, temos que honrar o nome de Jesus! (Jo 5:23)
Se quisermos dar Gloria ao nome do Pai devemos dar Gloria ao nome de Jesus!
Se quisermos santificar o nome de Deus (fazê-lo conhecido) temos que santificar o nome de Jesus!
Somos salvos somente através do nome de Jesus.
"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Atos 4:12.

IV – PERGUNTAS QUE A BÍBLIA RESPONDE

Tem um nome a ser pronunciado? A própria Bíblia responde a cerca disto, vejamos:
Isaias 52:6-7 diz: Mas virá o dia em que o meu povo conhecerá o meu nome e saberá que sou eu mesmo, quem diz: "Eu estou aqui!" Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Esta profecia se cumpriu e é relatada em Lucas 2:8-11 e o próprio Apostolo Paulo confirma em Rm 1:16 que o Evangelho (boas novas) é o Poder de Deus para salvação de todo aquele que Crê, e esclarece ainda mais em Rm 10:9-17, que as boas novas a respeito da salvação é o confessar o nome de Jesus Cristo com sua boca e Crê que Deus o ressuscitou dos mortos.


V - O NOME QUE TODA BOCA PRONUNCIARÁ

Vejamos agora, através de um passeio pelo Novo Testamento o que a Palavra de Deus nos revela com relação ao nome escolhido por Deus.

Qual nome o próprio JESUS manifestou?

Jesus é a testemunha fiel Ap 3:14. Então vejamos qual nome ele manifestou: Leia em sua Bíblia!

Em que nome os gentios terão esperança?  Mt 12:18-21

Aqueles que obedecem a Deus são chamados pelo nome de quem? At 11:26

Por causa de qual nome os Cristãos serão odiados? Mas se persevera neste nome serão salvos?  Mt 10:22; 24:9;  Lc 21:12

Jesus ensinou aos seus discípulos, que ele estaria no meio deles quando eles estivessem reunidos debaixo de qual nome? Mt 18:20

Em qual nome Jesus ensinou que receberíamos recompensa e por fim a vida eterna por renunciar a tudo por causa do nome?  Mt 19:29

Qual nome Jesus manifestou, e ficou realmente conhecido? Mc 6:14

Em que nome, aqueles que fizessem um bem aos discípulos receberia recompensas? Marcos 9:41

Os sinais e dons do Espírito Santo seguirão os que crêem; em qual nome? Mc 16:17-18

A qual o nome os demônios se submetem (são expulsos)?  Lc 10:17

Que nome Jesus ensinou que se pregasse a todas as nações, para arrependimento e perdão de pecados?  Lc 24:44-47

Tornamo-nos filhos de Deus quando cremos em qual nome? Jo 1:12

Em que nome os Judeus criam, quando Jesus manifestava o seu poder? Jo 2:23

Por qual nome aqueles que não crêem já estão julgados? Jo 3:18

 Em que nome Jesus ensinou aos seus discípulos a pedir qualquer coisa ao Pai? Jo 15-16' 14:13,14; 16:23,24,26   
     
Qual nome que crendo teremos vida? Jo 20:31

Será que Jesus sendo a testemunha fiel estaria usurpando o direito do nome do Pai (Jeová?) e manifestando o seu próprio nome? De maneira nenhuma! Ao seu nome o Pai Glorificou dando um nome que é acima de todo nome "JESUS". (Fp 2:9,10)

Nome este que O próprio Apóstolo Paulo deu a Vida "Mas Paulo respondeu: Que; fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser preso, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus".   Atos 21:13”.

VI – AS TESTEMUNHAS DE JESUS

Que nome a IGREJA primitiva manifestou

Veremos também agora em forma de perguntas, o que a Bíblia revela sobre o que os discípulos aprenderam de Jesus e manifestaram ao mundo daquela época. Qual foi o testemunho da Igreja recém fundada em relação ao nome que deveria ser manifestado.

Os discípulos eram testemunhas do nome de quem; de Jeová ou de Jesus? (Isto revela que nome eles pregaram de casa em casa). At 1:8

Em nome de quem os discípulos faziam milagres cumprindo Mc 16:17-18? At 3:6,16; 4:10,30

A Salvação e por intermédio de qual nome? At 4:12 (ver contexto)

Os religiosos queriam proibir os Cristãos de manifesta ao mundo qual nome? At 4:17,18

Qual nome era a principal doutrina (ensino) dos Apóstolos? At 5:28,42

Por qual nome os discípulos eram perseguidos e acoitados, mas se alegravam por isso? At 5:40,41

Qual era o principal ensino de Felipe quando Evangelizava? At 8:12

Qual nome era engrandecido quando os Apóstolos pregavam e manifestavam o poder de Deus? At 19:17

Qual nome, todos verdadeiros Cristão (santos) invocavam? ICo 1:2

Tudo que o Cristão for fazer pela obra de Deus, deve fazer em nome de quem? Cl 3:17

Diante de qual nome todo joelho dobrará e toda boca confessará? Fp 2:10,11

Por meio de quem devemos oferecer a Deus sacrifício de louvor? Hb 13:15

Que nome o Apostolo PAULO Pregava:

Por que Paulo perseguia os Cristãos? At 9:14

Paulo recebeu a Salvação invocando o nome de quem? At 22:15,16

Qual seria a missão de Paulo após converter ao Senhor Jesus? At 9:15

Paulo agora Cristão iria sofrer por qual motivo? At 9:16

Logo após se converter o que Paulo se propôs a fazer? At 9:20

Paulo e Barnabé ensinaram em Antioquia por um ano. E a multidão que ali se reuniam foi conhecida por qual nome? At 11:26

Paulo diz que recebeu graça e o Apostolado por amor de qual nome? Rm 1:4,5

Por que agora os judeus estavam admirados a respeito do que Paulo pregava? At 9:21

Paulo pregava em nome de quem? At 9:27,28

Paulo, Barnabé e outros Cristãos arriscavam a própria vida por qual nome? At 15:26

Paulo estava disposto a ser preso e até morrer por qual nome? At 21:13

Paulo quando julgava o pecado na Igreja, julgava em nome de quem? 1Co 5:3,4

Paulo nos diz que somos embaixadores (representante) em nome de quem aqui na Terra? 2Co 5:20

Qual nome deve ser Glorificado em nós Cristão, e nós nele? 2Ts 1:12

Paulo diz que nós devemos nos apartar de todo aquele que não anda segundo a tradição dos Apóstolos; em nome de quem? 2Ts 3:6

Que nome o Apostolo PEDRO Pregava:

Quando Pedro foi levar as boas novas ao Centurião Cornélio que nome ele manifestou dizendo que até o Velho Testamento dava testemunho, pelo qual todos podiam se salvar? At 10:42,43

Pedro diz que somos felizes e sobre nós repousa o Espírito da Gloria, por sermos humilhados por causa de qual nome? 1Pe 4:14

Pedro diz que não devemos nos envergonhar de sermos chamados pelo nome de quem? E também devemos Glorificar a Deus através de qual nome? 1Pe 4:16

Que nome o Apostolo JOÃO Pregava

João escreveu dizendo que os nossos pecados foram perdoados por qual nome? Jo 2:12

João diz que o Mandamento de Deus é que creiamos em qual nome? 1Jo 3:23

João escreveu para confirmar que temos a vida eterna, garantida em qual nome? 1Jo 5:13

João escreveu em Apocalipse que Jesus elogiou os Cristãos da Igreja de Éfeso e Pérgamo, por que mesmo em grandes dificuldades e provas não negarão qual nome? Ap 2:3,13

Jesus também elogiou os Cristãos da Igreja de Filadélfia por ser fiel a qual nome? Ap 3:8



CONCLUSÃO

Pois bem diante de tantas provas sobre o nome que devemos invocar e de tantas outras que ficaram sem ser ditas por acharmos que já é o bastante, somos convencidos da soberania de Deus, que nos têm revelado qual nome ele deixou para que venhamos ser salvos e a glorificá-lo JESUS CRISTO NOSSO SENHOR (Hb 13:15; Fp 2:10).

Assim podemos cantar o Hino Bíblico composto abaixo:

"Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, louvemos o único Deus, o nosso Salvador, a quem pertencem Gloria, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém. Judas 1:25.



Estudo organizado por: Pr Antonio Venceslencio

2 comentários: