terça-feira, 22 de abril de 2014

O NOME DE DEUS


Texto Bíblico:
2 Pedro 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.


INTRODUÇÃO:

Hoje vivemos os últimos dias da humanidade na face da terra, conforme a palavra de Deus nos revela. E como se aproxima o fim, cada vez mais seremos tentados a abandonar a nossa fé. Hoje cresce a cada dia, as mais diversas heresias contra a Pessoa do Senhor Jesus, cumprindo a profecia acima citada. Mas nós devemos dizer como o Apostolo Paulo ao fim da nossa carreira: "guardei a fé". 2Tm 4:7.
O que esses falsos doutores tentam negar? Eles negam o nascimento virginal do Senhor Jesus, a divindade, a vida sem pecado, a obra expiatória por nós, a ressurreição e a autoridade do nome do Senhor Jesus como sendo o nome de Deus.
O nosso propósito neste estudo é esclarecer, revelar e refutar através da palavra de Deus, estes enganos.
Iremos nos ater numa dessas heresias que é a negação do nome de Jesus como sendo o nome de Deus revelado aos homens pelo próprio Deus, Pelo qual somos salvos. Devemos fazer como o Apostolo Paulo; e dizer "que fomos postos por defesa do Evangelho" (Fp 1:16).

I - O NOME DE DEUS NO PASSADO

O nome de Deus foi revelado pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 2:4, na língua hebraica que é escrito assim: יהוה, que é conhecido como o tetragrama, que é traduzido para nossa língua como as quatro consoantes YHWH ou YHVH e hoje algumas versões da Bíblia traduz o hebraico יהוה (YHWH) por JEOVÁ. Mas será realmente este nome a tradução correta da pronúncia do nome de Deus, pelo tetragrama? Vejamos:

Como os Israelitas pronunciavam o Tetragrama

A língua hebraica quando escrita, não usa vogais, por tanto quando os antigos profetas escreveram a Palavra de Deus eles usavam somente as consoantes, e ao falar eram acrescentadas as vogais, da mesma forma como nós também abreviamos algumas palavras tais como: IBGE, BR e outras, mas quando lemos estas abreviações, colocamos as vogais nos seus devidos lugares, pois sabemos o significado dessas abreviaturas (IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; BR - BRASIL), da mesma forma os Israelitas ao depararem com tetragrama (YHWH) eles pronunciavam corretamente o nome de Deus.

Quando os Israelitas depararam com o quarto mandamento de Deus que diz: "Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" o qual fazia parte dos dez mandamentos, então por causa do temor ao mandamento, houve uma grande mudança, eles não mais pronunciavam o nome de Deus quando se deparavam com o tetragrama, por zelo de não correr o risco de profanar o nome Divino. Quando tinham que pronunciar o nome de Deus em voz alta, eles usavam a palavra hebraica: adown aw-done (adonay) que quer dizer "SENHOR".
Com o passar do tempo se perdeu a pronúncia do nome, pois como os Israelitas passaram 70 anos em cativeiro na Babilônia à língua hebraica deixou de ser usada, pois toda aquela geração já havia praticamente se sucumbido e a nova geração de Israelitas nascidos na Babilônia, passaram a usar na conversação diária o aramaico, línguas dos caldeus (Babilônica), seus opressores. De modo que se perdeu a pronuncia original do nome de Deus (YHWH).

Como surgiu então a pronuncia JEOVÁ

Por volta do Século VI os eruditos judaicos denominados os “Massoretas”, se reuniram, e acharam por bem que o tetragrama não podia ficar sem pronuncia. Resolveram então inserir as vogais de "Adonay" ao tetragrama YHWH. Assim surgiu a pronuncia "JEOVÁ" para o nome de Deus, o qual foi inserido em algumas traduções da Bíblia, em nossa língua portuguesa.

Os propósitos de Deus

Diante disso percebemos que a pronuncia "JEOVÁ", não expressa o verdadeiro nome de Deus. Sabemos que Deus é soberano e que nenhum dos seus propósitos se perdem (Atos 4:28; Efésios 1:11), sendo assim quando Deus na sua palavra não permite a revelação de algo é por que ele tem algo mais sublime para nos revelar. Assim devemos ter o discernimento espiritual para compreender as revelações de Deus e sua vontade (Jo 14:26).

II - CONHECENDO O NOME DE DEUS

Antes de iniciarmos devemos definir o que a Bíblia diz a respeito do nome de Deus no VT:

1-       Ao nome de Deus é devido à honra Ml 2:2
2-       O nome de Deus será grande na terra Ml 1:11
3-       O nome de Deus e digno de louvor Is 24:15; Sl 113:1; Sl 135:1
4-       Pelo nome de Deus é que devemos ser chamados 2Cr 7:14; Dn 9:19; Is 43:7
5-       O nome de Deus seria engrandecido Jr 10:6; Mq 5:4; 2Sm 7:26
6-       Nós devemos conhecer o nome de Deus Is 52:6,
7-       Todo aquele que invocar o nome de Deus será Salvo Joel 2:32
8-       O nome de Deus deve ser santificado Is 29:23,
9-       O nome de Deus deve ser temido Ml 2:5; 4:2

Diante dessas profecias a respeito do nome de Deus vemos que o SENHOR tinha, e tem algo a revelar sobre o seu nome dentro do plano de salvação, assim então no NT (Novo Testamento), do livro de Mateus a Apocalipse, são reveladas todas estas profecias, as quais se cumpriram. Então é no NT que se descobre as verdades a respeito do nome de Deus, pois a Bíblia é a autoridade máxima sobre a sua própria interpretação (a Bíblia interpreta a própria Bíblia).

A respeito do nome Jeová no novo testamento

Os falsos doutores, que introduzem encobertamente heresias de perdição dizem que nosso Salvador orou ao nome e ensinou o nome Jeová aos judeus de sua época. Jesus nos escritos Bíblicos não usou tal nome, nunca pregou sobre sua importância, mas ao invés disso dirigia-se a Deus como "PAI" (Mt 5:16,45,48; 6:1,4,6,8,9,14,15,18,26,32,48). O nome Jeová naquela época já tinha perdido a sua pronuncia corriqueira como aprendemos anteriormente. Querendo eles, dizer que Jesus veio fazer conhecido o nome de Deus (Jeová), eles tentam desviar a atenção dos incautos da obra redentora de Cristo, a qual nos garante vida eterna.
A expressão, "conhecer o nome de Deus" não significa que a pessoa tem de ficar falando o nome Jeová (mesmo porque este não é o verdadeiro nome). As Escrituras demonstram que "conhecer o nome de Deus é conhecer o próprio Deus.
Os defensores da pronuncia Jeová, sabem que não estão pronunciando a verdadeira tradução do nome (como fazer conhecido aquilo que não sabem).
No sentido de Fazer conhecido o nome de alguém era muitas vezes ter fama. Por exemplo, os construtores da Torre de Babel, queriam ter um nome, o que eles queriam mesmo era terem fama, serem conhecidos! Gênesis 11:4.
A Bíblia diz que Deus adquiriu nome quando mostrou seu poder libertando os filhos de Israel do Egito, Êxodo 9:16, Isaías 63:14, Daniel 9:15. Na verdade o que Deus adquiriu foi fama e reconhecimento pelas nações circunvizinhas após ter demonstrado seus sinais e maravilhas na terra dos faraós, Josué 2:9,10. Sim, conhecer o nome de Deus é conhecer sua própria pessoa.
De que maneira então Jesus fez conhecido o nome de Deus? Foi simplesmente por revelar o próprio Deus ao povo João 1:18; 14:7 através da sua própria pessoa (caráter) que é Deus, João 14:8,9. E isto fica bem mais claro quando lemos que Ele iria fazer o nome de Deus mais conhecido ainda, João 17:26; como? Através da Igreja que iria divulgá-lo por todo o mundo Lucas 24:47, Atos 1:8; 8:5,12; 9:15. Fica evidente então que esse versículo não teria sentido se apenas o tetragrama ou a pronuncia Jeová estivesse envolvidos.

Santificado seja o teu Nome

Quando o Senhor Jesus ensinou os seus discípulos a orar, o que ele queria expressar quando disse santificado seja o teu nome? Ao contrario do que ensinam os falsos mestres, santificar o nome de Deus não é pronunciar o nome de Jeová em oração ou colocá-los em nossas Bíblias. Mesmo porque se assim fosse o propósito de Jesus, ele teria iniciado a oração assim: "Jeová nosso Pai santificado seja o teu nome", mas não o fez assim, porque não era esse o propósito. Para entendermos a questão, precisamos saber de antemão, o que é profanar e desprezar o nome de Deus. Será que é deixar de usar a pronuncia "Jeová" como eles afirmam? Claro que não!
Profanar o nome de Deus é pecar contra Ele, quebrar suas leis. Quando lemos Malaquias capitulo primeiro, verificamos que os sacerdotes quebravam as leis dadas por Ele, e desta maneira pecavam contra Ele, por conseguinte estavam profanando o seu nome. Vejamos:

“... diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. Mas vos perguntais: Em que desprezamos nós o teu nome?" Então Deus responde: "Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado?" (Malaquias 1:6,7).
Santificar o nome de Deus é apenas obedecê-lo, obedecer a sua pessoa sem precisar usar a pronuncia "Jeová" (mesmo porque essa não é a pronuncia correta do Seu nome).

O que é glorificar o nome de Deus?

No AT quando Deus manifestava os seus sinais e maravilhas, na verdade Ele estava:

·         Criando um nome para si, Isaías 63:14
·         Fazendo conhecido o seu nome, Êxodo 9:16
·         Glorificando o seu nome, Êxodo 14:4
No NT, o Senhor Jesus era o próprio poder de Deus em ação, João 10:30,37,38. Sempre que o Senhor Jesus curava, libertava ou ajudava alguém, Ele estava na verdade, demonstrando este poder. ( Lucas 5:26 - Marcos 1:27,28)
As obras Dele, era as obras de Deus, Atos 2:2-10:38, conhecer a Ele, era conhecer o próprio Pai, João 14:9. Desta maneira, Jesus, fez o nome de Deus conhecido, João 17:26, assim o nome de Deus era Glorificado João 13:31,32 e João 17:1,4 confirma deveras este fato.
Por outro lado, glorificar a Jesus era glorificar o nome de Deus, pois Ele também é Deus João 1:1.

III - O NOME DE DEUS REVELADO AOS HOMENS

O nome maravilhoso

Diante dos fatos esclarecedores acima descritos, estamos prontos para conhecermos o nome que Deus revelou para o seu povo adquirido 1Pe 2:9, o nome que nos traz a paz, conselheiro, maravilhoso, Pai da eternidade, Deus forte Is 9:6.

Um nome que revela todo caráter de Deus, a pessoa completa do nosso Pai celeste. Em fim um nome singular na Historia!

Que Nome o NT nos revela?

Os evangelhos nos mostram que as profecias do VT (Velho Testamento) se cumprem em Jesus Cristo.
Isaias 7:14 se cumpriu e é relatado em Mateus 1:20-23, onde o anjo revela que o nome de JESUS seria, a expressão da pessoa do Pai (Deus conosco).

O próprio nome de Jesus que vem do Grego: (Iesous) que é de origem de uma palavra hebraica composta (Yehowshua) procedente da união de duas palavras hebraicas que é o יהוה YHWH (Tetragrama) e יָשַׁע yasha (Salvação), onde o nome de Jesus significa "Jeová é Salvação", (usando a forma incorreta de traduzir YHWH por Jeová). Observe que no nome do Senhor Jesus no original Hebraico, contem o nome eterno de Deus veja:


  YEHOWSHUA
  Y  H   W  H
     



Concluímos então que o nome "Jesus" é o nome de Deus revelado aos homens, pois enquanto os homens escolheram por vontade própria usar as vogais de Adonay e inserir no tetragrama. Vemos pela própria palavra de Deus que a vontade de Deus não era esta, mas ele pelo seu próprio desígnio uniu o nome YHWH (?) a palavra yasha (salvação) que corresponde a sua obra eterna em prol do homem pecador, e nos revelou o seu nome agora pronunciável que é "JESUS", e deixou revelado na sua palavra que, a este nome; "no céu e na terra e debaixo da terra todo joelho se dobrará e toda boca confessará (pronunciará) que Jesus é Senhor para Gloria de Deus Pai" (Fp 2:10,11). Será que não é uma correspondência profética a Isaias 45:23 quando diz Deus: "Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua".

Então se queremos dar honra ao nome de Deus, temos que honrar o nome de Jesus! (Jo 5:23)
Se quisermos dar Gloria ao nome do Pai devemos dar Gloria ao nome de Jesus!
Se quisermos santificar o nome de Deus (fazê-lo conhecido) temos que santificar o nome de Jesus!
Somos salvos somente através do nome de Jesus.
"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Atos 4:12.

IV – PERGUNTAS QUE A BÍBLIA RESPONDE

Tem um nome a ser pronunciado? A própria Bíblia responde a cerca disto, vejamos:
Isaias 52:6-7 diz: Mas virá o dia em que o meu povo conhecerá o meu nome e saberá que sou eu mesmo, quem diz: "Eu estou aqui!" Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Esta profecia se cumpriu e é relatada em Lucas 2:8-11 e o próprio Apostolo Paulo confirma em Rm 1:16 que o Evangelho (boas novas) é o Poder de Deus para salvação de todo aquele que Crê, e esclarece ainda mais em Rm 10:9-17, que as boas novas a respeito da salvação é o confessar o nome de Jesus Cristo com sua boca e Crê que Deus o ressuscitou dos mortos.


V - O NOME QUE TODA BOCA PRONUNCIARÁ

Vejamos agora, através de um passeio pelo Novo Testamento o que a Palavra de Deus nos revela com relação ao nome escolhido por Deus.

Qual nome o próprio JESUS manifestou?

Jesus é a testemunha fiel Ap 3:14. Então vejamos qual nome ele manifestou: Leia em sua Bíblia!

Em que nome os gentios terão esperança?  Mt 12:18-21

Aqueles que obedecem a Deus são chamados pelo nome de quem? At 11:26

Por causa de qual nome os Cristãos serão odiados? Mas se persevera neste nome serão salvos?  Mt 10:22; 24:9;  Lc 21:12

Jesus ensinou aos seus discípulos, que ele estaria no meio deles quando eles estivessem reunidos debaixo de qual nome? Mt 18:20

Em qual nome Jesus ensinou que receberíamos recompensa e por fim a vida eterna por renunciar a tudo por causa do nome?  Mt 19:29

Qual nome Jesus manifestou, e ficou realmente conhecido? Mc 6:14

Em que nome, aqueles que fizessem um bem aos discípulos receberia recompensas? Marcos 9:41

Os sinais e dons do Espírito Santo seguirão os que crêem; em qual nome? Mc 16:17-18

A qual o nome os demônios se submetem (são expulsos)?  Lc 10:17

Que nome Jesus ensinou que se pregasse a todas as nações, para arrependimento e perdão de pecados?  Lc 24:44-47

Tornamo-nos filhos de Deus quando cremos em qual nome? Jo 1:12

Em que nome os Judeus criam, quando Jesus manifestava o seu poder? Jo 2:23

Por qual nome aqueles que não crêem já estão julgados? Jo 3:18

 Em que nome Jesus ensinou aos seus discípulos a pedir qualquer coisa ao Pai? Jo 15-16' 14:13,14; 16:23,24,26   
     
Qual nome que crendo teremos vida? Jo 20:31

Será que Jesus sendo a testemunha fiel estaria usurpando o direito do nome do Pai (Jeová?) e manifestando o seu próprio nome? De maneira nenhuma! Ao seu nome o Pai Glorificou dando um nome que é acima de todo nome "JESUS". (Fp 2:9,10)

Nome este que O próprio Apóstolo Paulo deu a Vida "Mas Paulo respondeu: Que; fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser preso, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus".   Atos 21:13”.

VI – AS TESTEMUNHAS DE JESUS

Que nome a IGREJA primitiva manifestou

Veremos também agora em forma de perguntas, o que a Bíblia revela sobre o que os discípulos aprenderam de Jesus e manifestaram ao mundo daquela época. Qual foi o testemunho da Igreja recém fundada em relação ao nome que deveria ser manifestado.

Os discípulos eram testemunhas do nome de quem; de Jeová ou de Jesus? (Isto revela que nome eles pregaram de casa em casa). At 1:8

Em nome de quem os discípulos faziam milagres cumprindo Mc 16:17-18? At 3:6,16; 4:10,30

A Salvação e por intermédio de qual nome? At 4:12 (ver contexto)

Os religiosos queriam proibir os Cristãos de manifesta ao mundo qual nome? At 4:17,18

Qual nome era a principal doutrina (ensino) dos Apóstolos? At 5:28,42

Por qual nome os discípulos eram perseguidos e acoitados, mas se alegravam por isso? At 5:40,41

Qual era o principal ensino de Felipe quando Evangelizava? At 8:12

Qual nome era engrandecido quando os Apóstolos pregavam e manifestavam o poder de Deus? At 19:17

Qual nome, todos verdadeiros Cristão (santos) invocavam? ICo 1:2

Tudo que o Cristão for fazer pela obra de Deus, deve fazer em nome de quem? Cl 3:17

Diante de qual nome todo joelho dobrará e toda boca confessará? Fp 2:10,11

Por meio de quem devemos oferecer a Deus sacrifício de louvor? Hb 13:15

Que nome o Apostolo PAULO Pregava:

Por que Paulo perseguia os Cristãos? At 9:14

Paulo recebeu a Salvação invocando o nome de quem? At 22:15,16

Qual seria a missão de Paulo após converter ao Senhor Jesus? At 9:15

Paulo agora Cristão iria sofrer por qual motivo? At 9:16

Logo após se converter o que Paulo se propôs a fazer? At 9:20

Paulo e Barnabé ensinaram em Antioquia por um ano. E a multidão que ali se reuniam foi conhecida por qual nome? At 11:26

Paulo diz que recebeu graça e o Apostolado por amor de qual nome? Rm 1:4,5

Por que agora os judeus estavam admirados a respeito do que Paulo pregava? At 9:21

Paulo pregava em nome de quem? At 9:27,28

Paulo, Barnabé e outros Cristãos arriscavam a própria vida por qual nome? At 15:26

Paulo estava disposto a ser preso e até morrer por qual nome? At 21:13

Paulo quando julgava o pecado na Igreja, julgava em nome de quem? 1Co 5:3,4

Paulo nos diz que somos embaixadores (representante) em nome de quem aqui na Terra? 2Co 5:20

Qual nome deve ser Glorificado em nós Cristão, e nós nele? 2Ts 1:12

Paulo diz que nós devemos nos apartar de todo aquele que não anda segundo a tradição dos Apóstolos; em nome de quem? 2Ts 3:6

Que nome o Apostolo PEDRO Pregava:

Quando Pedro foi levar as boas novas ao Centurião Cornélio que nome ele manifestou dizendo que até o Velho Testamento dava testemunho, pelo qual todos podiam se salvar? At 10:42,43

Pedro diz que somos felizes e sobre nós repousa o Espírito da Gloria, por sermos humilhados por causa de qual nome? 1Pe 4:14

Pedro diz que não devemos nos envergonhar de sermos chamados pelo nome de quem? E também devemos Glorificar a Deus através de qual nome? 1Pe 4:16

Que nome o Apostolo JOÃO Pregava

João escreveu dizendo que os nossos pecados foram perdoados por qual nome? Jo 2:12

João diz que o Mandamento de Deus é que creiamos em qual nome? 1Jo 3:23

João escreveu para confirmar que temos a vida eterna, garantida em qual nome? 1Jo 5:13

João escreveu em Apocalipse que Jesus elogiou os Cristãos da Igreja de Éfeso e Pérgamo, por que mesmo em grandes dificuldades e provas não negarão qual nome? Ap 2:3,13

Jesus também elogiou os Cristãos da Igreja de Filadélfia por ser fiel a qual nome? Ap 3:8



CONCLUSÃO

Pois bem diante de tantas provas sobre o nome que devemos invocar e de tantas outras que ficaram sem ser ditas por acharmos que já é o bastante, somos convencidos da soberania de Deus, que nos têm revelado qual nome ele deixou para que venhamos ser salvos e a glorificá-lo JESUS CRISTO NOSSO SENHOR (Hb 13:15; Fp 2:10).

Assim podemos cantar o Hino Bíblico composto abaixo:

"Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, louvemos o único Deus, o nosso Salvador, a quem pertencem Gloria, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém. Judas 1:25.



Estudo organizado por: Pr Antonio Venceslencio

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O ALTO PREÇO

Segue abaixo uma viva descrição do sofrimento e da crucificação de Cristo, escrita pelo médico C. Truman Davis.


           O chicote que os soldados romanos usaram sobre Jesus tinha pequenas bolas de ferro e pedaços afiados de ossos de carneiro amarrados nele. Jesus é despido, e suas mãos são presas em um tronco vertical. Suas costas, nádegas e pernas são chicoteadas por um soldado ou por dois em posições alternadas. Os soldados insultam sua vítima. Conforme atingem repetidamente as costas de Jesus com toda a força, as bolas de ferro causam contusões graves, e os ossos de carneiro cortam a pele e os tecidos. À medida que o açoitamento continua, as lacerações atingem os músculos esqueléticos por baixo da pele e produzem tiras de carne ensangüentada. A dor e a perda de sangue antecipam o choque circulatório.
        Quando é percebido, pelo centurião encarregado, que Jesus está prestes a morrer, a tortura é finalmente interrompida. O Jesus quase desmaiado é então solto e cai no piso de pedra, que está molhado com seu próprio sangue. Os soldados romanos vêem muita graça na afirmação desse judeu provinciano que afirma ser ele um rei. Jogam uma túnica sobre seus ombros e colocam uma vara em sua mão, como se fosse um cetro. Ele precisa de uma coroa para fazer sua imitação ser completa. Um pequeno feixe de galhos flexíveis cobertos de espinhos é montado no formato de uma coroa e é pressionado em seu escalpo. Mais uma vez, acontece um grande sangramento (o escalpo é uma das áreas mais vascularizadas do corpo). Depois de zombar dele e de atingi-lo na face, os soldados tiram a vara de sua mão e batem com ela na cabeça de Jesus, fazendo os espinhos penetrarem ainda mais na pele.
             Finalmente, quando já estão cansados de seu esporte sádico, o manto é retirado de suas costas. Ele já se grudou às roupas ensangüentadas e ao soro das feridas, e sua remoção — do mesmo modo que a remoção descuidada de uma bandagem cirúrgica — provoca uma dor excruciante, quase como se estivesse sendo chicoteado de novo. As feridas começam a sangrar mais uma vez. Em deferência ao costume judaico, os romanos devolvem suas roupas. A pesada viga horizontal da cruz é presa aos seus ombros, e a procissão do Cristo condenado, dos dois ladrões e dos responsáveis pela execução prossegue pela Via Dolorosa. Apesar de seus esforços para caminhar ereto, o peso da pesada travessa de madeira, juntamente com o choque produzido pela enorme perda de sangue, é muito para ele. Ele tropeça e cai. A madeira rústica da travessa provoca um tipo de entalhe na pele lacerada e nos músculos dos ombros. Ele tenta se levantar, mas os músculos humanos foram exigidos além do que podem suportar. O centurião, ansioso para prosseguir com a crucificação, escolhe um observador robusto do norte da África, chamado Simão de Cirene, para carregar a cruz. Jesus o segue, ainda sangrando e suando o suor frio e pegajoso do choque.
           A jornada de cerca de 600 metros entre a fortaleza de Antônia e o Gólgota é finalmente completada. As roupas de Jesus são mais uma vez tiradas, restando-lhe uma tira nos quadris, permitida aos judeus. A crucificação começa. Uma espécie de analgésico leve — uma mistura de vinho com mirra — é oferecida a Jesus. Ele se recusa a bebê-la. Simão recebe a ordem de colocar a travessa da cruz no chão, e Jesus é rapidamente jogado de costas, tendo os ombros contra a madeira. O legionário procura a depressão na parte anterior do pulso. Ele introduz um prego de ferro pesado e quadrado por entre o pulso, pregando-o profundamente na madeira. Rapidamente, ele vai para o outro lado e repete a ação, sendo cuidadoso para não deixar os braços muito apertados, mas permitindo alguma flexibilidade e movimento. A travessa vertical é então erguida, e o título "Jesus de Nazaré, rei dos judeus" é pregado na parte superior.
Jesus, a vítima, está agora crucificado. Conforme ele verga lentamente para baixo com mais peso sobre os pregos nos pulsos, uma terrível e excruciante dor é sentida nos dedos, passando pelos braços e vindo explodir no cérebro — os pregos nos pulsos estão fazendo pressão nos nervos medianos. Conforme tenta se empurrar para cima a fim de evitar o prolongamento desse tormento, ele coloca todo o seu peso nos pregos que seguram seus pés. Mais uma vez, é sentida uma profunda agonia por causa dos pregos cortando os nervos entre os metatarsos em seus pés. Nesse momento, acontece outro fenômeno. Conforme os braços se fatigam, grandes ondas de cãibras passam pelos músculos, provocando uma profunda e contínua dor latejante. Juntamente com essas cãibras, vem a incapacidade de se empurrar para cima. Pendurado pelos braços, os músculos peitorais são paralisados, e os músculos intercostais não conseguem funcionar. O ar consegue entrar nos pulmões, mas não consegue ser expelido. Jesus para para se levantar a fim de poder ter um curto período de respiração. Desse modo, o dióxido de carbono diminui em seus pulmões e na corrente sanguínea, e as cãibras diminuem parcialmente. De maneira espasmódica, ele é capaz de se empurrar para cima para exalar e inalar o oxigênio que lhe pode prolongar a vida. É sem dúvida durante esses períodos que ele profere as sete frases curtas que estão registradas.
          É nesse momento que tem início as horas de dor ilimitada, ciclos de cãibras e torções, a asfixia parcial, a dor abrasadora à medida que os tecidos são rasgados em suas costas dilaceradas conforme ele se move para cima e para baixo contra a viga bruta da cruz. Então, começa outra agonia. Uma dor profunda e esmagadora no peito à medida que o pericárdio lentamente se enche de soro e começa a comprimir o coração. Está quase no fim — a perda de fluidos nos tecidos alcançou um nível crítico; o coração comprimido está lutando para bombear sangue grosso, pesado e vagaroso nos tecidos; os pulmões torturados estão fazendo um esforço frenético para arfar pequenas golfadas de ar. Os tecidos notadamente desidratados enviam um dilúvio de estímulos ao cérebro. Sua missão de expiação se completou. Finalmente, ele pode permitir que seu corpo morra. Com um último surto de força, ele mais uma vez pressiona seus pés pregados contra os cravos, fortalece suas pernas, respira fundo e profere seu sétimo e último clamor:
"Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito".

Jesus passou por tudo isso para que você e eu pudéssemos ser reconciliados com ele, para que você e eu pudéssemos ser salvos de nossos pecados quando declaramos Pai, nas tuas mãos entrego a minha vida. 

Texto extraído do livro: Não tenho fé suficiente para ser ateu
autores:  Norman Geisler & Frank Turek

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O ANO QUE SE CHAMA HOJE

Em Hebreus 4:7  diz assim: "de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração."

Um Novo Ano se inicia, oportunidades singulares são apresentadas diante de nós, mudanças e mais mudanças, é o que queremos em nossas vidas! Mas conforme o texto Bíblico acima nos ensina, este ano também é o dia para ouvirmos a voz de Deus! É momento de refletirmos sobre os aspectos da vida espiritual; de fazermos investimentos em nós mesmos para um futuro que não se acaba ao findar do ano, mas permanecerá para a vida eterna.
Busquemos ao Senhor Jesus no ano que se chama hoje.
Feliz 2014 em Cristo Jesus nosso Senhor!